-
Arquitetos: FAHR 021.3
- Área: 102 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: AutoDesk, GRAPHISOFT, Mota Engil, Opo’Lab, Rhino 3D
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aquando da celebração dos 10 anos da criação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, UPTEC, a FAHR foi desafiada a desenvolver uma estrutura para o jardim em frente ao edifício central que simbolizasse este marco no tempo e o fizesse perdurar no futuro como símbolo do parque.
Começamos por procurar uma silhueta capaz de se revelar um centro naquele que se caracteriza por ser um polo de grande concentração de equipamentos hospitalares e de educação, como é o caso da mancha urbana da Asprela, gerando diariamente um grande fluxo de pessoas sem motivos de permanência pela ausência de pontos de interesse e usufruto no espaço público.
Na conjugação de um circulo em betão que se encerra sobre sim mesmo e de uma textura orgânica, LOOP assume a ideia de que a repetição nunca é igual, a mesma volta nunca será a mesma. A cada círculo que se encerra novas texturas se fazem sentir, gerando em si a sua própria identidade. A reunião no jardim democratiza a conversa, os temas, deixando sem limites a participação de quem passa.
No estúdio quisemos acreditar que criamos um novo centro para todos, uma referência no espaço público que permite qualquer tipo de apropriação.